segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pãonetone Salgado

            O Natal já se foi há meses, mas, pelo menos na minha casa, sobraram as forminhas de panetone. Todo ano eu as compro, esperando fazer panetones lindos, mas a realidade é que: 1) eu nem chego a fazê-los (porque ganhamos um monte deles ou por preguicinha mesmo) ou 2) eles nunca ficam tão ou mais gostosos e fofinhos que os industrializados!
            Daí, o que resolvi fazer foi, utilizá-los para fazer algo diferente: os panetones salgados! Vi várias receitas na net, mas optei pela do Benjamin Abrahão, porque me lembrava de assistir o bom velhinho na Ana Maria Braga, quando ela ainda era da Record, sempre ensinando pães deliciosos de um jeitinho muito fofo!
            O bom é que a receita é mega versátil. Dá pra colocar qualquer recheio que você quiser e, sem a cobertura (eu nem acho que ela seja realmente necessária!) e sem essa forminha de papel, ele é um pão normal e deliciooooso!!! Daí o chamei de “pãonetone”! Já fiz com a mussarela e tomate seco, com queijo Serra da Canastra, com provolone e lingüiça...e por aí vai. Até ensinei meu namorado a fazer, ele levou nas nossas aulas de français e tout le monde a adoré!!!

PÃONETONE SALGADO – Adaptado de Benjamin Abrahão

Massa
v      750g de farinha de trigo;
v      40g de fermento biológico;
v      250 ml de água;
v      75g de margarina;
v      16g de açúcar;
v      5 gemas;
v      8g de sal;
v     1 colher (sopa) de orégano (não tem na original, mas eu coloquei e ficou ótimo);
v     1 colher (chá) de alecrim fresco picado (idem orégano);
v      150g de mussarela de búfala;
v      150g de tomate seco picado.
Em uma tigela, misture meia xícara de farinha, o fermento e um pouquinho de água, e deixe descansar por 15 minutos (isso é o que chamamos de “esponja”. Serve basicamente para ativar o fermento, garantindo que o glúten da farinha de desenvolva melhor, tendo um pão mais fofinho). Após esse tempo, adicione o restante dos ingredientes e amasse, formando uma massa bem macia e deixe descansar por 20 minutos. Depois, adicione o recheio e coloque na forma. Deixe crescer até atingir quase o seu dobro de seu volume inicial, o que dá mais ou menos 30 minutos. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC, por 40 minutos ou até dourar.
Cobertura (não fiz e não senti falta!)
v      ½ xícara (chá) de amêndoas fatiadas;
v      1 xícara de leite;
v      1 colher (sobremesa) de amido de milho;
v      ½ colher (café) de sal;
v      1 colher (sobremesa) de salsinha picada;
v      1 colher (chá) de margarina.
Em uma panelinha, ferva o leite e adicione o sal, a margarina e a salsinha. Dissolva o amido de milho em duas colheres de água e jogue junto com o leite. Com o fogo aceso, mexa até engrossar, deixe esfriar e passe em cima do panetone, jogando as amêndoas por cima depois de pronta.
Rende 3 panetones de 500g.

            E alguém resiste a pão quentinho saindo do forno? E nem precisa, né? Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário