quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carooool, Carolinas…

            Hahaha… muito engraçado lembrar desses pagodes antigos e de várias coisas do passado! Dia desses ficamos (meus irmãos e eu) cantando e rindo horrores disso!
             Enfim, o negócio é que eu sempre quis fazer as famosas torres de carolinas ou profiteroles, mas nunca tinha tomado coragem, achando que ia ser uma coisa mega complicada. Mas eis que, não é complicado e é bem surpreendente de ver aquelas bolinhas super levinhas que saíram a pouco do forno se tornando um lindo croquembuche! :)
            Como acontece desde pequenas, minha prima Débora e eu, nos reunimos pra fazer bagunça! Antes nós (junto com nossas irmãs mais novas, coitadas! Haha) brincávamos de Barbie e nos maquiávamos um olho de cada cor, agora agente fica o dia inteiro na cozinha!
            Tomamos como base as receitas de carolina e creme de confeiteiro do “Larousse das sobremesas” do Pierre Hermé. Esse livro é fantástico! Tem receitas mil, fotos lindas e muitas curiosidades e explicações detalhadas. Adoro!


MASSA PARA CAROLINA
v      80 ml de água;
v      100 ml de leite integral fresco (usamos o tetrapack mesmo);
v      1 colher (café) de sal;
v      1 colher (café) de açúcar;
v      75 g de manetiga;
v      100 g de farinha de trigo;
v      3 ovos.
Em uma panela, coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga e mexa até levantar fervura. Adicione toda a farinha de trigo de uma vez, mexa energicamente até que a massa fique lisa e homogênea e mexa por mais 2 ou 3 minutos para que resseque um pouquinho. Transfira o conteúdo para uma tigela, acrescente os ovos, um a um, cuidando para que um seja totalmente incorporado antes de acrescentar o seguinte. Mexa de vez em quando, até que a massa caia formando fita (até que você erga a colher de pau e a massa contínua e larga, como se fosse uma fita). Coloque no saco de confeitar, disponha na assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, deixando a porta entreaberta após 7 minutos.

CREME DE CONFEITEIRO
v      1 e ½ favas de baunilha (usamos metade e o sabor, aroma e quantidade de pintinhas pretinhas lindas foram suficientes!);
v      30 g de maisena;
v      80 g de açúcar;
v      350 ml de leite;
v      4 gemas;
v      35 g de manteiga.
Em uma panela com fundo grosso, despeje a maisena, metade do açúcar, o leite e as favas de baunilhas partidas ao meio e suas sementes (que foram raspadas com a ponta de uma faca), mexendo sempre com um batedor (fuet) até levantar fervura. Numa tigela grande, bata as gemas com o resto do açúcar até ficar claro e fofo, então misture um pouco do leite fervido e despeje a mistura toda na panela até levantar fervura. Retire do fogo, descarte as favas, coloque a panela em um recipiente cheio de gelo e, quando o creme estiver morno, incorpore a manteiga batendo energicamente.
Coloque o creme em um saco de confeiteiro e recheie as carolinas. Derreta e tempere o chocolate ou faça uma calda de caramelo (o que preferir, nós fizemos de chocolate, lógico!) e monte a torre - croquembuche. Como eu não tinha o cone específico para isso, fiz um cone com uma cartolina que encapei com papel manteiga (vi aqui) e fui intercalando: uma camada de carolinas e uma de chocolate derretido, uma de carolinas e uma chocolate, até finalizar a torre. Tome o cuidado de fazer camadas niveladas, para que quando for colocá-la de pé, ela não fique “torre de Pisa”! :) Coloque o cone, com a boca pra cima, dentro de uma jarra e leve a geladeira para que o chocolate endureça. E voilá! Liiiindo!
             Para o meu gosto que não é de doce tãaaao doce assim, acho que o creme de confeiteiro ficou bom, mas tiveram umas formiguinhas que acharam um pouco sem açúcar. Se você for uma desses comedores de açúcar, você pode fazer um creme de confeiteiro mais docinho ou rechear suas carolinas com um doce de leite mais durinho (senão vazam mesmo!).
            E como já aconteceu em outras receitas, tentamos também fazer a versão sem glúten dessas deliciosas bolinhas. Já tinha lido em alguma revista ou jornal de gastronomia (não lembro qual) sobre a carolina que foi considerada a melhor do mundo, e, inclusive, era a preferida da Madonna. É de uma doceria nova-ioquina e era feita sem glúten, o que até a tornava mais sequinha e aumentava sua durabilidade. Você consegue identificar qual é qual?
            É isso aí...

2 comentários: