terça-feira, 15 de março de 2011

A lombriga aniversariante da Marina

            Aê, eis que ressurjo das cinza depois de um Carnaval igualmente cinza em Curitiba! Sim, fui fugida pra terras onde Carnaval não existe! Mas o que existem são fartos cafés coloniais (tortas que não acabam mais), ótimos restaurantes alemães (hmmm... eisbein, chucrute, salsichas...), docerias tradissionalíssimas!!! O Carnaval foi feliz... haha...
            E dia 9 foi aniversário de uma das pessoinhas que me fizeram montar esse blog, que embora me dê umas boas dores de cabeça às vezes (principalmente por não saber onde ficam as funções... haha), também me dá bastante alegria! Então, achei que a Marina merecia um agradinho. E como ela vivia falando de torta de morango, lá fui eu, que nunca tinha feito torta de morango, revirar os livros pra tentar achar a melhor receita.
            Usei como base o livro “Todas as Técnicas Culinárias” do Le Cordon Bleu, por isso vão parecer alguns nominhos técnicos pra coisas que já conhecemos:

MASSA SUCRÉE (massa esfarelada doce) – essa é a receita inteira, faça meia receita para uma torta:
v      200g de farinha de trigo peneirada;
v      1 colher (sopa) de açúcar;
v      1 colher (café) de sal;
v      100g de manteiga sem sal, em cubos;
v      1 ovo;
v      Cerca de 2 colheres de água.
Misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga esfregando com os dedos até formar uma farofinha. Junte o ovo e água até dar liga. Enrole em plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Abra a massa, colocando-a entre duas folhas de saco plástico e com o auxílio de um rolo. Assim a massa não gruda no rolo e fica muito mais fácil na hora de transportar pra forma (eu usei a canelada de 22cm de diâmetro). Espalhe bem e passe o rolo na borda da forma para tirar os excessos de massa. Faça furinhos com o garfo, no fundo para o ar sair enquanto assa e evitar que a massa “levante”. E para evitar que a massa “escorregue”, coloque um papel manteiga por cima da massa e dentro dele, grãos de feijão ou arroz. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC, de 15 a 20 minutos.
Deixe esfriar e reserve.

CRÈME PÂTISSIÈRE (creme de confeiteiro)
v      6 gemas;
v      100g de açúcar;
v      40g de farinha de trigo;
v      40g de amido de milho;
v      600ml de leite recém fervido;
v      1 lata de creme de leite (por minha conta e risco! Mas acho que as vezes esse creme fica com muito gosto de mingau! Hehe)
Bata as gemas com o açúcar, junte a farinha e o amido sem parar de bater. Adicione o leite, misture e despeje a mistura em uma panela, mexendo sempre até que surjam bolhas grandes na superfície. Então, abaixe o fogo e engrosse bem (mas veja, não muuuito bem, como aconteceu no meu, que ficou um pouco consistente demais! Haha).

TORTA DE MORANGO
v      Meia receita de massa sucrée;
v      1 receita de creme pâtissière;
v      1 e ½ caixa de morangos.
Coloque o creme ainda quente na massa da torta e os morangos logo em seguida, senão o creme cria uma camada dura.
Se quiser, aquele brilhinho extra, faça uma geléia de brilho (peguei daqui) e pincele por cima.

GELÉIA DE BRILHO – usa muuuito pouquinho, mas é difícil de dividir a receita por mais de 2. Então, guarde e amoleça de novo da outra vez que fizer torta!)
v      1 xícara (chá) de água;
v      1 xícara (chá) de açúcar;
v      2 colheres (sopa) de amido de milho;
v      corante vermelho.
Leve tudo ao fogo e espere que engrosse (eu achei que mesmo depois de grossinho, ainda tava com aquele gosto de amido, sabe? Pus mais um pouco de água e levei ao fogo de novo, até estar cozido. Ele fica mais brilhante e transparente quando está pronto!).

            E a Marina me disse no dia seguinte: “O creme tava meio duro mesmo, mas a torta tava uma delícia!” haha... E olha a carinha de feliz da criatura! Happy birthday, dear!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário