sexta-feira, 25 de março de 2011

Restaurant Week em São Paulo

            Para todos os lugares onde viajei, sempre gostei de comer comida local. Comer baguete (duuuro... hehe) e queijo francês em uma feirinha lindinha em Paris, wafflles belgas ao lado do Manneken Pis em Bruxelas ou joelho de porco na praça da Oktoberfest em Munique é tuuuudo de bom nessa vida! Mas quando não podemos viajar, também podemos comer bem e conhecer outras culturas através de culinárias tradicionais de restaurantes daqui de São Paulo mesmo.
Pra mim, esse é o gostoso da Restaurant Week, que começou em São Paulo em 2007, inspirada na idéia da semana de New York, que ocorre desde 1992. Agora na 8ª edição, o evento parece já ter virado tradição na cidade e se espalhou por várias outras cidades do estado (Riberirão Preto, Santos, Campinas) e do Brasil, como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.
            Mas o que ouço muita gente dizer, leio comentários e constato através dos cardápios do site é que o evento está longe de atingir a idéia original de democratizar o acesso aos melhores restaurantes das cidades onde acontecem e conquistar uma clientela que, mesmo depois do término da Restaurant Week (que na verdade são duas semanas), continue a freqüenta-los. Os pratos oferecidos são, muitas vezes, diferentes (e mais simples) dos que constam no cardápio, muitas vezes bem sem graças (“frutas da estação” como sobremesa!) e, dessa forma, o comensal não conhece, de verdade, a comida de tal restaurante e, conseqüentemente, não tem vontade voltar!
            Isso não é o que aconteceu com o Tandoor, onde fui durante a edição retrasada e continua nesta. Ele serve o seu buffet regular durante a Semana, ou seja, delicinha de comida indiana à vontade, com pãozinho quentinho! Agora... fora da semana, ele custa um pouquinho mais caro, mas num é aquela doideira toda! Na mesma edição, eu tava bem numa pegada de indiano e fui no Govinda, que não é buffet e tava bem mais tranqüilo.
            Esse ano, ganhei um jantar de presente de aniversário das minhas amigas (Marina e Camilla, já conhecidas de todos que lêem esse blog) ao LeBou, um francês pequenininho mas bem charmosinho no Itaim. O atendimento num tava lá essas coisas, mas o jantar foi bem gostoso! Meu namorado foi no Bananeira, gostou do ambiente, disse que estava tudo uma delícia, mas que o tamanho das porções deixou muito a desejar!
            De qualquer forma, a dica mesmo é, antes de sair de casa, ler o cardápio e dicas de pessoas que já foram. Lá no restaurante, não ter vergonha de pedir explicações ao garçon, tomar cuidado com alguns que querem logo enfiar um couvert (o que aumenta a conta final...) e aproveitar a refeição!
            A Restaurant Week começou dia 21 de março e vai até dia 3 de abril. Mais infos aqui.
            E vocês, foram onde? Experimentaram o que? Acham o que do Restaurant Week? Compartilhem!!!
            And see you later, alligator...

Nenhum comentário:

Postar um comentário